segunda-feira, 13 de junho de 2011

Prática Leitora Multimidial


Pólo UAB – Tio Hugo
Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade - Prática Leitora Multimidial

Público Alvo:
Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Parreiras.

Objetivo da Prática Leitora
* Trabalhar as profissões explorando diversos meios multimidial, estimulando os alunos ao gosto pela leitura e a reflexão sobre o sonho de cada um para o futuro.

Materiais e Recursos Utilizados:
* Leitura de Textos Literários: Poesia - A Bailarina de Cecília Meireles; Poema Infantil: As Profissões.
* Ler e cantar a Música: A Bailarina.
* Atividade oral: Os alunos expõem suas ideias de escolha profissional para o futuro, justificando.
* Desenho das estrofes do poema- As Profissões e apresentação em jogral aos colegas e professoras.

Etapas Propostas * Propor aos alunos a leitura da Poesia: A Bailarina de Cecília Meireles...
Esta menina tão pequenina, quer ser bailarina. Não conhece nem dó nem ré, mas sabe ficar na ponta do pé. Não conhece nem mi nem fá, Mas inclina o corpo para cá e para lá. Não conhece nem lá nem si,mas fecha os olhos e sorri. Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar e não fica tonta nem sai do lugar. Põe no cabelo uma estrela e um véu e diz que caiu do céu. Esta menina tão pequenina, quer ser bailarina. Mas depois esquece todas as danças, e também quer dormir como as outras crianças.

* Após a leitura da poesia, assistir o vídeo: A Bailarina de Cecília de Meireles, fazendo uma reflexão do sonho da menina e após cantar acompanhando a letra e o ritmo:


*Em seguida, cada aluno poderá falar oralmente sobre a profissão que sonha para o seu futuro justificando o porquê?

* Com o poema infantil – As Profissões, propomos a seguinte atividade: A leitura em jogral, onde cada aluno deverá representar estrofe do poema através de um desenho, a apresentar aos colegas e professora.
AS PROFISSÕES:
Eu sou um serralheiro,
Trabalho o dia inteiro,
Gosto muito do que faço,
Trabalho com solda e aço...

Eu sou um bombeiro,
Tenho ambulância e carros pipas,
E sempre chego primeiro,
Combatendo o fogo e salvando vidas...

Eu sou um engenheiro,
E construo a cidades,
Projeto prédios inteiros,
Escolas, casas e maternidades...

Eu sou a médica,
Cuido dos doentes e machucados,
Dou remédios na dose certa,
Para que todos fiquem curados...

Eu sou a costureira,
Trabalho com linha e panos de algodão,
Faço roupa nova e faceira,
Mas também remendo furos, e prego botão...

EU sou o marceneiro,
Faço moveis de todos os lugares,
Cozinha, sala, quarto e banheiro
Preenchendo todos os lares...

Eu sou o motorista,
E levo coisas que você ainda não viu,
No caminhão carga, no ônibus o turista,
Viajando pelas estradas do Brasil...

Eu sou a dentista,
E cuido bem do seu sorriso,
Carie não aprece na minha vista,
Pois para tirá-la, faço o que for preciso...

Eu sou o eletricista,
Trabalho com eletricidade,
Levo luz para que precisa,
Em qualquer lugar da cidade...

Eu sou a enfermeira,
E cuido dos dodóis dos doentes,
E dou vacinas certeiras,
Nos bumbuns de todas as gentes...

Eu sou o policial,
E patrulho todas as ruas,
Dia e noite, para mim é normal,
Para garantir a segurança sua...

Eu sou a professora,
Ensino matemática e ABC,
Para que tenhas uma vida promissora,
E assim, inteligente crescer...
(http://www.lusopoemas.net/modules/news/article.php?storyid=51261#ixzz1OblXRBHm)

3 comentários:

  1. A prática leitora multimidial é uma atividade maravilhosa, pois podemos utilizar várias formas de linguagem para a leitura e realização de atividades. Acho que assim, podemos aproveitar todos os meios multimidiais possíveis para nossas aulas, despertando cada vez mais o interesse e estímulo de nossos alunos pela leitura, escrita e a fala... resultando cada vez mais em resultados positivos no processo educativo.

    ResponderExcluir
  2. A prática multimidial em leitura só vem a acrescentar ainda mais em nosso dia a dia em sala de aula. Nós que convivemos diariamente em sala de aula, sabemos da necessidade de trabalhar atividades novas e interessantes que despertem o interesse de nossos alunos.
    Aliar a curiosidade de nossos alunos aos diferentes recursos que a modernidade nos trás, nos faz ir ao encontro de uma educação de qualidade e estimulante.

    ResponderExcluir
  3. Desde a sua elaboração a Prática Leitora Multimidial já vem fazendo a diferença para a educação, onde o professor deve ser um pesquisador, um elaborador, um contínuo aprendiz usando de muita criatividade, pois deve buscar trazer variados textos, diferentes metodologias de acordo com a a tecnologia disponíveis.
    Desta forma possibilita que os educandos tenham contato com um vasto acervo de informações decorrentes do assunto à ser estudado, ou melhor, do assunto à ser descoberto, investigado buscando não escapar nenhum conhecimento útil a eles. Ainda percebo essa metodologia de trabalho como desafiadora aos alunos que estão acostumados e até cansados de sempre depararem-se com o igual, com a rotina que não os traz nada de interessante e novo, tornando a prática atrativa, gostosa, produtiva e o que mais buscamos como objetivo dela que é o apego do verdadeiro gosto pela leitura.

    ResponderExcluir