segunda-feira, 9 de maio de 2011

Concordo Jana, pois... Já dizia certo autor, que no momento não recordo o nome... “ brincar para acriança é tão importante quanto trabalhar para um adulto...” envolvido a isso acredito que o lúdico deve estar passo a passo no dia a dia da sala de aula, independente de faixa etária.

Percebo que nas turmas de educação infantil, as crianças aprendem brincando, sem perceber... nas brincadeiras corriqueiras do dia a dia as crianças interagem entre si e o processo ensino aprendizagem vai acontecendo naturalmente.

No primeiro ano, percebo que as professoras que alfabetizão através de jogos e brincadeiras tem resultado mais rápido e naturais.... mas nas outras séries, muitas vezes os professores estão preocupados em vencer os conteúdos propostos nas grades curriculares, deixam pra trás a parte do brincar... o que acaba gerando professores cansados e frustrados e alunos sem vontade de aprender.

Através do texto “ Brincando com as palavras”, é possível concluir que o aprendizado através do lúdico, da poesia, da música... vai acontecendo de forma natural e prazerosa e que trás um novo ânimo para nossas salas de aula.

Nós como mediadoras de leitura, precisamos resgatar brincadeiras , jogos, músicas... e tentar transformar nossas salas de aula em um ambiente desafiador e alegre rumo ao saber!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário