segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Leitura como Ludicidade no Desenvolvimento da Criança

O brincar deve ser muito bem utilizado no processo de aprendizagem, conduzido de uma crescente variedade de atividades. Quando a criança brinca, trabalha seu pensamento, movimentos, se comunica, onde a linguagem cultural própria do ser humano a transforma, pois o brincar é um aspecto fundamental para chegar ao próprio desenvolvimento. Ouvir histórias tem uma importância que vai além do prazer. É através de uma história, que a criança pode conhecer coisas novas, para que efetivamente sejam iniciadas a construção da linguagem, da oralidade, idéias, valores e sentimentos, os quais ajudarão na sua formação pessoal.
O gosto pela leitura se constrói através de um longo processo e que é fundamental para o desenvolvimento de potencialidades, há a necessidade de se propor atividades diversas e diferenciadas para a formação do leitor crítico. O educador preocupado com a formação do gosto pela leitura deve reservar espaços em que proponha atividades inovadoras, levando uma história que vá ao encontro dos seus alunos, deixando-os se expressar, sem o compromisso de impor leituras e avaliar o educando.
O papel dos educadores e mediadores da leitura é promover o acesso a diferentes tipos de leituras tais como poesias, histórias, músicas, textos informativos, notícias, histórias em quadrinhos. Pois para muitos alunos a escola é o único lugar onde possibilita o acesso a esses meios de leitura e comunicação e é dever dos educadores proporcionar esse contato a todos os meios e a todos os alunos, dando oportunidade de escolherem e de identificarem-se com leituras de seu agrado e interesse, pois nosso papel é formarmos leitores de qualidade, os quais gostam e adquiram por hábito essa ação tão importante para o desenvolvimento de sua aprendizagem.

2 comentários:

  1. Concordo Jana, pois... Já dizia certo autor, que no momento não recordo o nome... “ brincar para acriança é tão importante quanto trabalhar para um adulto...” envolvido a isso acredito que o lúdico deve estar passo a passo no dia a dia da sala de aula, independente de faixa etária.
    Percebo que nas turmas de educação infantil, as crianças aprendem brincando, sem perceber... nas brincadeiras corriqueiras do dia a dia as crianças interagem entre si e o processo ensino aprendizagem vai acontecendo naturalmente.
    No primeiro ano, percebo que as professoras que alfabetizão através de jogos e brincadeiras tem resultado mais rápido e naturais.... mas nas outras séries, muitas vezes os professores estão preocupados em vencer os conteúdos propostos nas grades curriculares, deixam pra trás a parte do brincar... o que acaba gerando professores cansados e frustrados e alunos sem vontade de aprender.
    Através do texto “ Brincando com as palavras”, é possível concluir que o aprendizado através do lúdico, da poesia, da música... vai acontecendo de forma natural e prazerosa e que trás um novo ânimo para nossas salas de aula.
    Nós como mediadoras de leitura, precisamos resgatar brincadeiras , jogos, músicas... e tentar transformar nossas salas de aula em um ambiente desafiador e alegre rumo ao saber!!

    ResponderExcluir
  2. Brincar, algo tão fundamental para as crianças, defendido e pesquisado por muitos autores como uma ferramenta essencial na educação, sendo uma ação tão importante na formação e educação das crianças deve ser a base para qualquer conteúdo.

    Por isso, fundamentamos a leitura mencionando e acreditando no poder da brincadeira. Se introduzirmos todos os tipos de leituras, sejam elas de historinhas, poesias, músicas, textos, imagens como algo natural, sem compromisso, sem obrigatoriedade, somente como prazer, brincadeira apenas para as crianças conhecer, familiarizarem-se, pegando gosto, aprendendo rimas, ritmos, sonoridades pelo seu próprio gosto, por ter interesse e curiosidade.

    O que nós como mediadores dessas descobertas faremos é promover acesso a poesia e as músicas, podemos explorar todas as possibilidades de prazeres que os alunos estão procurando conforme possam surgir e devemos valorizar suas produções, caso ocorram sem cobrar particularidades e dar atenção ao simples ato de criar e interessarem-se.

    Poemas são novas possibilidades de conquista dos mais diversos e complicados casos de falta de hábito e interesse pela leitura, expressão, imaginação e criatividade.

    ResponderExcluir