sexta-feira, 27 de maio de 2011

Futebol: que alegria!!!

(Obra de Candido Portinari)

Futebol
Que saudade que eu tenho
De uma pelada de futebol
Daquele tempo de menino
Não importava se tinha chuva ou sol.

Uma pelada de futebol
Que coisa maravilhosa
A bola rola de pé em pé
Nunca vi coisa mais gostosa.

As crianças se divertindo, descalças...
Num campo improvisado
Meninos fracos e fortes
Todos saem valorizados.

Lutam todos pela vitória
Com muita determinação
Vejam só essas crianças
Com garras de leão.

          O bode com uma cabeçada certeira
         Acerta o bumbum do menino valente
         Que na lama cai assustado
       Gritando: - Socorro minha gente!

Na platéia os animais vibram
Pois a bola é uma realização
Desde a torcida ao jogador
É um sonho de campeão

3 comentários:

  1. Adorei esta atividade...quanta idéia está despertando em mim a realização destas atividades propostas pelo curso de mediadores de leitura. Criamos um poema juntas e de forma descontraída empregamos figuras de linguagem, que torna mais interessante e reflexivo, porque temos que criar e isto facilita ainda mais a aprendizagem. Então, as ferramentas estão aí...é só colocar em prática com nossos alunos.

    ResponderExcluir
  2. As atividades propostas são muito criativas nos possibilitando uma nova visão na forma de interpretar e repassar as atividades. Este poema é uma forma discontraída de trabalhar,e de repassar para os alunos formas que em outros tempos serviam como diversão, não que o futebol fosse diferente, mas os tempos são outros e a forma de falar também, nos dias de hoje ninguém mais fala em pelada e nem em jogar na chuva. As crianças mudaram, ou seja, os pais mudaram e estão passando essa visão para os filhos.

    ResponderExcluir
  3. Este curso de mediadores da leitura vem trazendo para nós uma bagagem muito riquíssima, tanto na teoria como na prática.
    Na teoria porque passamos a conhecer melhor todas as possibilidades de trabalhar os diferentes gêneros literários, diversos tipos de textos e conhecer por que e para que.
    E a prática nos traz exemplos de atividades como essa que foi maravilhosa, nos despertando ainda mais interesse pela leitura e por fazê-la de diferentes meios, o qual mais nos identificou. O uso das figuras de linguagem enriquece e valoriza o trabalho tornando-o mais gostoso de ler e interpretar.
    Realmente a ARTE deve estar sempre ligada a LEITURA... Encantando-nos para uma ação prazerosa e interessante.

    ResponderExcluir